João Paulo I


Histórico da Instituição


O Colégio João Paulo I fundado em 30 de outubro de 1989 pelo Diretor Emerson Teixeira de Oliveira. O nome da Instituição foi dado em homenagem póstuma ao Papa João Paulo I que assumiu o Papado em 26 de agosto de 1978.

Através de uma visão educacional inovadora, o Diretor Emerson Teixeira de Oliveira, desenvolve um trabalho voltado para a cidadania, onde seus alunos são preparados para a vida e para educação profissional. 

Buscando atender a comunidade de nossa região o Colégio João Paulo I, através de pesquisas, oferece cursos profissionalizantes atualizados às necessidades do mercado de trabalho empreendedor e competitivo, valorizando o ser humano, o senso ético , crítico e profissional.





Proposta Pedagógica



O Colégio João Paulo I tem como referência, a construção do conhecimento por meio da descoberta valorizando o “aqui do aluno” e nunca o “lá do professor” . Nossa busca por um ensino de qualidade é constante. Estimulamos o aluno a desenvolver suas habilidades e competências proporcionando a sua humanização, construindo um senso crítico e oportunizando uma aprendizagem de acordo com o seu talento e seu potencial.
O Objetivo geral do Estabelecimento organizado como instituição apolítica, é o de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua autorrealização, preparação para o exercício consciente da cidadania, e prosseguimento de estudos observando as determinações da Lei no. 9.394/96, de 23/12/1996 e demais disposições legais atinentes.

O Estabelecimento tem por finalidade ministrar a educação básica, em suas etapas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ainda cursos semelhantes ao afins, obedecendo ao processo de autorização e à legislação de ensino, variando os últimos em conteúdo e métodos segundo os interesses e necessidades da clientela, observada as disposições legais aplicáveis em todos os casos.

A finalidade da educação a ser ministrada, inspirada no princípio de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visa ao pleno desenvolvimento da pessoa e ao seu preparo para o exercício da cidadania, através:
  • da compreensão dos direitos e deveres individuais e coletivos do cidadão, do Estado , da família e dos grupos que compõem a comunidade.
  • do desenvolvimento integral do indivíduo e de sua participação na obra do bem comum.
  • da coordenação a qualquer tratamento desigual por convicção filosófica, religiosa, de raça ou nacionalidade.
  • da formação comum indispensável para o exercício da cidadania e dos meios para progresso no trabalho e em estudos posteriores.
  • da preparação e habilitação para o trabalho, a última quando for o caso.


Ed. Infantil


A Educação Infantil é, talvez, uma das etapas escolares mais valorizada pelo avanço da Ciência e das teorias pedagógicas. O Colégio João Paulo I vem incorporando tais avanços, sem perder de vista seus princípios e valores que sempre nortearam a Escola. 
     De forma geral, pode-se dizer que o Colégio João Paulo I se caracteriza, por um lado, como uma Escola calorosa e afetiva, que compreende as diferenças, respeitando as necessidades individuais de cada criança, oportunizando condições e estímulos necessários ao desenvolvimento cognitivo e motor através de atividades de:Artes, Inglês, Esportes, Informática, entre outras.
     É no processo de alfabetização que as crianças descortinam um universo novo de aprendizado. Descobrem o prazer da leitura, constróem a noção de conhecimento, o sentido da individualidade, a valorização do saber.





Ensino Fundamental


Atualmente vivemos num mundo que possui uma velocidade fantástica e mutável. Por isso, nós profissionais que somos, buscamos uma formação continuada para que possamos acom­panhar as mudanças educacionais.
     Assim sendo, tornamo-nos facilitadores da aprendizagem necessária para construção do conhecimento, desenvolvendo no ensino funda­mental I, uma proposta pedagógica que opor­tunize aos educandos possibilidades de projeção para o futuro, através da aquisição eficaz de ha­bilidades e competências que são estimuladas através de atividades desafiadoras, que con­tribuirão ainda mais para o crescimento intelectual do aluno.
     O ensino fundamental II é um período de grandes mudanças. O aluno deve buscar sua autonomia, em uma atmosfera repleta de novidades. Trabalhar as ansiedades, desenvolver as habilidades e combater as dificuldades são os grandes desafios desta fase. A escola precisa ser atraente. É necessário viver o universo do aluno, trazer para dentro da escola suas dúvidas e curiosidades. O aluno precisa desenvolver consciência crítica, senso de liberdade e de comprometi­mento. É hora de construir valores.
     Pela excelência, o Colégio João Paulo I vai em busca de uma pedagogia que envolva o nosso aluno como um todo e o coloque sempre sabedor de um mundo competitivo, tecnológico e desafiador. 





Ensino Médio


O ensino médio no colégio João Paulo I busca na construção do conhecimento, criar em nossos alunos conceitos sólidos que valorizem a ética e ocompromisso com a aprendizagem, considerando as diversidades da sociedade e as mudanças do mundo moderno; Com uma proposta pedagógica dinâmica, valorizando a preparação para o mercado de trabalho, sem deixar de lado os ensinamentos necessários para a continuação dos estudos no 3º grau.




Seguro Educacional


PORTO SEGURO CORRETORA DE SEGUROS LTDA.
O aluno se beneficia de seguro educacional para cobertura de despesas médicas hospitalares ocasionadas exclusivamente por acidentes, desde que ocorridos dentro do ambiente da Entidade de Ensino, no translado casa-entidade de ensino-casa, fora do ambiente da entidade de ensino desde que sob sua responsabilidade e monitoramento.





Colégio João Paulo I Av. Ministro Ary Franco, n.º 608, Bangu - RJ
Tel:2401-6627 / 2419-4418

http://www.jpi.com.br/©Copyright 2008- Todos os direitos reservados - Colégio João Paulo I

EM QUAL PAÍS VOCÊ MORA?

Você costuma apostar o seu dinheiro em loterias?

Você se considera uma pessoa sem preconceitos contra gays?